Publicidade

Onde Estudou
Congressos, Cursos e Feiras
Clientes
Publicidade


full-time2 JARDIM & CIA

Em grandes ou pequenos espaços, plantas são sempre bem vindas!
27 Setembro 2014

Um bom trabalho paisagístico tem o poder de valorizar a residência. Sem contar que ter "elementos verdes" em casa proporciona um contato sensorial com a natureza, mesmo em meio à urbanidade. Mas antes de colocar plantas em casa é preciso observar questões técnicas como luminosidade, espaço disponível e ventilação. É o que explica a paisagista Afra Moraes. Ao planejar um jardim, por exemplo, é de suma importância fazer um projeto paisagístico, levando em consideração as espécies que o irão compor, o que dependerá da demanda de cada pessoa. "Há quem prefira um jardim que sirva mais a contemplação, outros se realizam fazendo a manutenção. Por isso a importância de um profissional que tenha condições de aliar os sonhos da pessoa com a realidade arquitetônica e as possibilidades de uso das espécies certas", avalia a paisagista. Plantas verdes ou flores? Afra diz que o importante é a satisfação que o jardim pode proporcionar, desde que se respeitem as questões técnicas. "Flores necessitam de sol. Em um ambiente onde não tenha sol não existe tal possibilidade. Flores necessitam de cuidado intenso, respeitando podas e floradas. Um jardim com flores requer muito mais manutenção que um jardim apenas de verde", lembra. Dentro de casa, em espaços mais amplos, pode-se construir jardim de inverno ou jardim vertical. Mas mesmo em casas menores ou apartamentos é possível ter elementos verdes. Nestes casos a melhor opção, segundo a paisagista, são os vasos que podem ser em diferentes formatos, acabamentos, matéria prima e texturas. "Em lugares menores dá para substituir uma mesa de canto por um vaso ou usar as paredes para um jardim vertical. Pode-se ter um bonzai, cuja manutenção é uma ocupação terapêutica, até mesmo plantar temperos ou ervas medicinais". E para quem não tem muito tempo e nem quer pagar por uma consultoria especializada, a paisagista recomenda dar prioridade às espécies que demandam pouca manutenção como os Pacovás, Rafias, Zamiocucas, Licualas, Asplenios, Cactos, dentre outros.

O que está em alta?
Afra Moraes conta que as samambaias, o antúrio, as espadas de São Jorge e a avenca, que antigamente decoravam o alpendre da casa dos avós, ressurgiram com força total. Porém, em uma roupagem mais contemporânea, plantadas em vasos modernos, em jardins verticais ou em maciços.

Aproveite a primavera!
A primavera chegou e com ela toda a beleza das flores. Aproveite a estação para deixar a casa mais bonita. "Como as plantas ficam mais vívidas nesta época do ano, pode-se colher flores para decorar a casa ou utilizar arranjos para enfeitar a mesa durante as refeições, e ainda, o escritório, propiciando beleza e perfume para os ambientes", finaliza a paisagista.

Fonte: jornaldomingo.com